terça-feira, fevereiro 14, 2006
Topo (Arunachala - Tamil Nadu)
Subida ao Arunachala com o Krishnamurti, que foi o meu guia, dia 14/2/06.
Saudações da Índia, a todos vós, viajantes!
Namaste!
Abaixo encontra-se um pequeno trexo, que reflete a base do pensamento de Ramana Maharshi, em inghes, do Livro "Who am I?", num esquema de pergunta-resposta:
"1. Who am I?
The gross boby which is composed of the sevan humours (dhatus), I am not; the five cognitive sense organs, viz., the senses of hearing, touch, sight, taste and smell, which apprehend their respective objects, viz, sound, touch, colour, taste and odour, I am not; the five cognative sense organs, viz., the organs of speech, locomotion, grasping, excretion and procreation, which have as their respective functions, speaking, moving, grasping, excreting and enjoying, I am not; the five vital airs, prana, etc., which perform respectively the five functions of in-breathing, etc., I am not; even the mind which thinks, I am not; the nescience too, which is endowed only with the residual impressions of objects and in which there are no objects and no functionings, I am not.
2 If I am none of these, then who am I?
After negating all of the above mentioned as "not this", "not this", that Awareness which alone remains - that I am.
3 What is the nature of Awareness?
The nature of Awareness is Existence-Consciousness-Bliss."
(...)
Templo (Tiruvanamalai - Est. Tamil Nadu)
Estadia em Tiruvanamalai no Ashram de Ramana Maharshi, duas noites. Tem sido uma descoberta interessante, Ramana viveu aqui, porque queria estar perto do templo e próximo do Monte de Arunachala, monte sagrado onde Shiva apareceu como coluna de fogo...
Ramana viveu vários anos neste monte, numa pequena gruta, onde praticava meditação e escreveu vários livros... é tido como uma grande referência, quer por orientais, quer por ocidentais que aqui vêm.
Em volta do monte faz-se uma caminhada peregrina de 14 Kms, nos dias de lua cheia que este mês foi no domingo passado, na qual também participei com o Fernando. O Fernando é um brasileiro que conheci (por acaso, ou não) com quem foi muito positivo conversar. Um abraço para o Fernando.
LER COMENTARIO DESTE "POST" - PENSAMENTOS DE RAMANA MAHARSHI
OBRIGADO :)
Lotus (Madurai - Est. Tamil Nadu)
Tea (Munnur - Est. Kerala)
Visita às Plantações de tea, construídas pelos ingleses. Estas plantações estão instaladas nos Gates (montanhas) a grande altitude (Cerca de 2000 m). São 24000 hectares em plantações de Chá o que forma um gigantesco jardim, que cobre as colinas e os vales.
Conheci Silva da Eslovénia, ao contrário do que pode parecer à primeira vista é uma rapariga a quem mando um beijinho. Na Índia há muitos viajantes de vários meses que vou encontrando ao longo desta viagem, normalmente são pessoas muito bonitas e interessantes, com quem partilhamos algum tempo, mas que poderei não mais voltar a ver... ou não!
Kottayam (Est. Kerala)
Visita a alguns locais onde S. Tomé passou. Parece que foi neste estado do Kerala que desembarcou em 52 d.C. e ficaram marcas da sua passagem por aqui. A tradição é um pouco diferente da igreja de Roma em termos de ritual. Esta igreja sirio-ortodoxa esteve “isolada” do ocidente durante 1500 anos ate à chegada dos Portugueses que procuraram seguir o rasto de S. Tomé. A ideia era ter um apóstolo tal como Espanha tinha São Tiago...
A foto é de uma fachada de igreja de Kottayam e a águia de duas cabeças que está dentro do triângulo, representa Jesus com as suas duas naturezas, a humana e a Divina, segundo o guia do local.
Backwater (Est. Kerala)
No dia 3 de Fevereiro tive o prazer de fazer um passeio pelas lagoas do Kerala, conhecidas como Backwater. Conhecer um pouco da vida das pessoas naquelas ilhas onde o meio de transporte é o barco e onde as paisagens são muito particulares de Kerala.
Na foto encontram-se barcos típicos de Kerala, bem bonitos.
Vasco (Fort Kochi - Est. Kerala)
Aqui esteve sepultado Vasco da Gama 14 anos antes de ser transladado para os Jerónimos. Parece que foi aqui que morreu.
Por vezes torna-se mais fácil dizer que sou do mesmo pais de Vasco da Gama, do que dizer que sou de Portugal. Vasco da Gama é muito conhecido por terras da Índia e Portugueses são raros. Na verdade só conheci uma Portuguesa em Gokarna, mas sei que existem mais. :)
quinta-feira, fevereiro 02, 2006
Almoco (Fort Kochi - Est. Kerala)
Almoço com franceses à maneira dos hindus.
Afinal de contas é preciso tão pouco para comermos, basta uma folha de palmeira, uma mão e a comida. Quanto trabalho não se evita assim?
A única atenção a ter é usar unicamente a mão direita, considerada pura, sendo usada para comer e para certos actos religiosos. A mão esquerda é considerada impura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)