quinta-feira, maio 18, 2006

West Sikkim (Est. Sikkim)


Novo Trekking de três dias em West Sikkim. Pelling, Khecheopalri Lake, Yuksom e finalmente Tashiding.
Este trekking é bastante mais acessível que o anterior, onde as alturas andarão pelos 2000 mts. Grande parte do percurso passa por várias aldeias e pontos de interesse ligados ao budismo, com os seus mosteiros (Gompas) e as suas stupas, ou os reis do Sikkim - os Choyals.
Em Pelling consegue-se ver Khangchendzonga (assim o tempo o deixe). O nome deste monte significa “Cinco Tesouros das Neves”, e os habitantes de Sikkim acreditam que os seus cinco cumes escondem cinco tesouros - sal, minerais e pedras preciosas, cereais, armaduras invencíveis e escrituras sagradas.
Perto de Pelling existe um mosteiro, Pemayanse, com belos murais e imagens. Bem próximo fica Rabdentse, a segunda capital do Sikkim.
Em Khecheopalri Lake respira-se uma atmosfera muito especial. Este local é considerado sagrado tanto por budistas como por hindus (penso que a foto transmite um pouco do espírito daquele espaço).
Em Yuksom, que fora a primeira capital de Sikkim, ainda se pode ver o local da coroação do primeiro Chogyal, em 1641, por três lamas.
Tashiding que foi o último local deste trekking, tornou-se o início da próxima jornada (próxima postagem).
Como a história do Sikkim é algo curiosa, transcrevo este trecho do A. Express: “Sikkim - um reino com o estatuto de Protectorado Indiano ate 1975 - foi governado pelos Chogyals, budistas de origem tibetana, cuja dinastia começou no séc. XVII.
Porém, as políticas do Raj favorecendo a importação de mão-de-obra barata do vizinho Nepal para as culturas do arroz, cardamomo e chá - alteraram drasticamente a demografia do Sikkim.
Em breve, os nepaleses hindus constituíam 75% da população e, em 1975, os habitantes do Sikkim votaram arrasadoramente a favor da Republica Indiana, terminando assim, o reinado de Palden Thondup, o ultimo Chogyal.”

2 comentários:

Anónimo disse...

Consegue sim. Paz,calma tranquilidade, uma quase transparência do ar,tudo isso a tua fotografia nos transmite.Consigo fechar os olhos e ver bem mais longe.Hem-hajas por nos facultares tanto. Boa continuação.Daqui de O.d C. muito carinho para ti.
Muita luz.
E M

Rui Pereira disse...

Obrigado pelas palavras amorosas! :)
Saudacoes para Vos e para a nossa "santa terrinha".

Namaste
R.P.