Cidade balnear e de peregrinação: aqui existe o templo hindu de Jagannath ( O senhor do Universo) uma encarnação de Vishnu. Segundo o guia A. Express, já que não é permitida entrada a não-hindus; "6000 sacerdotes residentes executam os rituais diários"!!!... e parece que tem mais de 400 cozinheiros!!!... A representação de Jagannath e outras divindades adoradas neste templo, parecem provir de origem tribal, tornando-as muito diferentes do comum. Parecem ter sido feitas por crianças ou figuras para desenhos animados.
A estadia em Puri foi relativamente tranquila, certamente bem diferente da próxima paragem: Kolkata (Calcuta).
Namaste!
domingo, março 19, 2006
Dhauli (Est. Orissa)
Acerca deste local farei uma transcrição directa e integral do guia A. Express:
"Esta stupa branca budista em verdes campos de arroz nas margens do rio Daya assinala o sitio da sangrenta batalha de Kalinga no ano 260 a.C., levada a cabo por um dos maiores soberanos indianos, o imperador Ashoka. Este venceu a batalha, mas a carnificina e a miséria infringidas ao povo encheram-no de remorsos, levando-o a uma mudança interior radical. Após a batalha, abdicou da digvijaya (conquista militar) em favor da dharmavijaya (conquista espiritual), abraçou o Budismo e espalhou os seus ensinamentos por todo o império. Num dos edictos, na base do monte Dhauli, pode ler-se: "Todos os homens são meus filhos", e encoraja os seus oficiais a assegurarem a imparcialidade, não-violência, justiça e compaixão na administração do império. O topo da rocha tem a forma de uma cabeça de elefante, simbolizando o dharma budista. Esta é uma das esculturas mais antigas do subcontinente. A enorme Stupa Shanti (foto) (Pagode da paz) no cimo do monte, foi edificada pelos budistas japoneses no inicio de 1970."
Esta viagem, de moto foi partilhada com Tobias, um espanhol de Mallorca que conhecera em Tiruvannamalai.
Nota: Kalinga actualmente chama-se Orissa.
Konarak (Est. Orissa)
Um dos mais conhecidos templos de Orissa, construído no século XII, pela dinastia Ganga Oriental, em honra ao deus Sol, Surya.
Para além de todo o trabalho de pormenor e detalhe, a sensação de que todo aquele templo está em movimento, através de vários elementos: as rodas, os cavalos que os "puxam", os elefantes, as estátuas eróticas... (não será por acaso que se chamas Rathas, que significa "carros"). Parece que o interior seria o contrário, uma espécie de representação do repouso, o qual não posso confirmar com precisão, já que está fechado e cheio de areia e pedras: forma encontrada para evitar o seu colapso.
Certamente que haveria muito a falar acerca deste templo.
Amaravati (Est. Andhra Pradesh)
Paragem breve no estado de Andhra Pradesh, para visita à Stupa de Amaravati. Segundo o guia A. Express "Celebre pela Maha Chaitya, ou "Grande Stupa", Amaravati foi outrora um dos mais impressionantes locais budistas do vale do Krishna.
Tendo sido construida pelos Satavahnas, a dinastia de Andhra nos seculos III-II a.C. a Maha Chaitya foi considerada a maior e mais elaborada stupa do Sul da Índia, dela só resta hoje, infelizmente, um outeiro".
Isto leva-me a questionar o quão bonita não seria aquela construção! Muito dela esta espalhada por vários museus.
No inicio do ano houve um retiro tibetano, com a presença do Dalai Lama, facto ainda visível pela presença dos panos estendidos com as orações e representações da vida de Buddha, transmitindo um ambiente de festividade e celebração, como se pode ver na foto.
Relativamente próximo estão a construir um buddha (em posição de lotus) de grandes dimensões.
quarta-feira, março 08, 2006
Chennai 3
(NOTA: LER PRIMEIRO "CHENNAI 1", DEPOIS "CHENNAI 2" E NO FINAL "CHENNAI 3")
Um dos marcos de Chennai é a Sociedade Teosófica, fundada por Madame Blavatsky (russa) e Olcott (americano). Aqui tive uma conversa muito interessante com o sr. Conrad, natural da Nova Zelândia, acerca da Sociedade e seus propósitos...
Abaixo deixo os três principais objectivos da Sociedade, em inglês, que me parecem de grande humanidade...:
"1. To form a nucleus of the Universal Brotherhood of Humanity, Without distinction of race, cread, sex, caste or colour.
2. To encourage the study of Comparative Religion, Philosophy and Science.
3. To investigate unexplained laws of Nature and powers latent in man."
No interior pode-se observar representações dos vários credos, (foto) existindo mesmos vários templos de diferentes religiões... acho isto muito interessante...
A inscrição de maior destaque 'e: "There is no religion higher than Truth"
Sem os descrever, refiro apenas outros locais com interesse em Chennai: Ice House, o Museu do Governo, O Forte de S. Jorge, o templo hindu, a mesquita muçulmana, onde fui bem recebido (com umas pequenas resistências iniciais) e pude conhecer um pouco desta religião... afinal Deus é o mesmo, as formas de chegar a Ele é que parecem que tem algumas diferenças, pelo menos aparentemente...
Chennai, anteriormente conhecida por Madras, é a capital do Estado do Tamil Nadu a quarta maior cidade da Índia, onde se fala o Tamil e o Inglês. Ao largo encontra-se o Golfo de Bengala. Tem uma óptima cozinha vegetariana da qual estou a ficar adepto!
Por falar em vegetariano e para os amigos vegetarianos: é mais fácil encontrar um restaurante vegetariano que não-vegetariano, interessante não? E o que dizer por uma refeição "à discrição" E pagar 21 rupias, que é menos que 50 cêntimos, interessante não? Pois é, isto é a Índia.
Chennai 2
O "Little Mount" como o próprio nome indica é um pequeno monte, onde existe uma gruta acolhedora, onde São Tomé terá morrido depois de ser mortalmente ferido com uma lança. Seria este o local onde se recolhia habitualmente. Junto à gruta existe uma cruz que terá sido esculpida pelo próprio Tomé e por cima do local mais uma capela construída pelos Portugueses.
Em Mylapore, que significa a "cidade dos pavões" existe uma basílica construída em estilo gótico e ao que parece também com apoio Português, em 1898. Atrás da basílica, numa pequena capela, fica o túmulo com os restos mortais (pelos vistos poucos). Por cima existe um museu, onde se pode ver restos da lança que terá morto Tomé e alguns aspectos da presença Portuguesa, entre outros; não deixa de ser interessante verificar esta relação.
Existem várias lendas e episódios fantásticos relacionados com Tome.
Por falar de São Tome, deixo o link para "O evangelho de São Tomé", encontrado em Nag Hammadi, em 1945. Diga-se que não é de fácil compreensão! Pelo menos para mim...
Actualmente a presença Portuguesa está muito esquecida e apagada, por vezes fico com a sensação de que existe algo a ser feito nas relações Portugal-India... de forma a corrigir alguns aspectos menos positivos do passado e realçar aquilo que existiu e existe de positivo e avançar para novas paragens (ideias...).
Chennai 1 (Est. Tamil Nadu)
Estadia em local sugestivo: Paradise G.H.!
Visitei vários locais relacionados com a presença de São Tomé e onde se pode constatar a relação entre estes locais mais marcantes da vida de Tomé e a presença portuguesa, principalmente durante o séc. XVI, onde foram construídas várias igrejas...
São Tomé terá pregado no local, hoje conhecido como Monte de São Tomé, onde existe a igreja da "Senhora da Expectação". Destaco uma cruz (Foto) que terá sido trazida por Tomé da Palestina.
Mamalapuram (Est. Tamil Nadu)
Classificada como Património Mundial, com vários monumentos da Dinastia Pallava, no séc. VII e posteriores. Vários templos escavados nas rochas e vários baixos-relevos com representações dos livros sagrados do Hinduismo.
O "Templo da costa", construído sobre a praia, os baixos-relevos conhecidos e representando a "Descida do Ganges", o templo escavado no granito de Mahishasuramardini, com painéis de Durga (a forma temível e guerreira de Parvati) montada no seu leão e subjugando o demónio-búfalo Mahisha. Este painel parece emanar vida e movimento, em contraste com o do sul, que retrata Vishnu em profunda meditação antes de criar o mundo.
Um pormenor interessante que aqui se pode verificar, sobre Durga e Mahisha, são representados chapéus (de sol), símbolo de realeza, para melhor serem identificados pelos soldados durante as batalhas.
Os famosos "Panch rathas" ("five rathas" ou melhor "cinco carros"), também são de grande beleza, entre outros monumentos existentes.
Muito interessante de se ver é a grande quantidade de ateliers de escultura existentes em Mamalapuram, onde se trabalha a pedra com grande qualidade!
Ali ao lado uma bela praia... que me chamava para um belo banho (Golfo de Bengala).
Nota: Não existem fotos de Pondicherry e Mamalapuram por dificuldades técnicas só resolvidas em Chennai. O Elefante é uma foto tirada no templo de Madurai.
quarta-feira, março 01, 2006
Pondicherry (Est. Tamil Nadu)
Após 15 dias em Tiruvanamalai em contacto com as boas vibrações do Arunachala, desloquei-me para Pondicherry, no dia 26. Antiga colónia Francesa, onde ainda se respira um certo sabor a França, através dos nomes das ruas, nas fardas dos polícias (que tem um boné vermelho, que só existe aqui), nos edifícios, nos restaurantes (que não experimentei)...
A grande atracão de Pondicherry é o ashram de Sri Aurobindo, fundado em 1926, como retiro de paz e tranquilidade. No pátio principal encontra-se o Samadhi, onde estão os corpos de Aurobindo e Mirra Alfassa, conhecida como a "mãe". Local coberto com flores e sob uma bela árvore, sendo visitado por muitas pessoas que ali prestam a sua devoção. Aurobindo tem vários livros escritos, mas destacam-se os estudos onde popularizou os princípios do ioga.
Para uma ideia mais aprofundada deixo o link, onde se encontra um resumo do seu pensamento, escrito pelo próprio!
A grande atracão de Pondicherry é o ashram de Sri Aurobindo, fundado em 1926, como retiro de paz e tranquilidade. No pátio principal encontra-se o Samadhi, onde estão os corpos de Aurobindo e Mirra Alfassa, conhecida como a "mãe". Local coberto com flores e sob uma bela árvore, sendo visitado por muitas pessoas que ali prestam a sua devoção. Aurobindo tem vários livros escritos, mas destacam-se os estudos onde popularizou os princípios do ioga.
Para uma ideia mais aprofundada deixo o link, onde se encontra um resumo do seu pensamento, escrito pelo próprio!
Subscrever:
Mensagens (Atom)