quarta-feira, março 08, 2006

Mamalapuram (Est. Tamil Nadu)


Classificada como Património Mundial, com vários monumentos da Dinastia Pallava, no séc. VII e posteriores. Vários templos escavados nas rochas e vários baixos-relevos com representações dos livros sagrados do Hinduismo.
O "Templo da costa", construído sobre a praia, os baixos-relevos conhecidos e representando a "Descida do Ganges", o templo escavado no granito de Mahishasuramardini, com painéis de Durga (a forma temível e guerreira de Parvati) montada no seu leão e subjugando o demónio-búfalo Mahisha. Este painel parece emanar vida e movimento, em contraste com o do sul, que retrata Vishnu em profunda meditação antes de criar o mundo.
Um pormenor interessante que aqui se pode verificar, sobre Durga e Mahisha, são representados chapéus (de sol), símbolo de realeza, para melhor serem identificados pelos soldados durante as batalhas.
Os famosos "Panch rathas" ("five rathas" ou melhor "cinco carros"), também são de grande beleza, entre outros monumentos existentes.
Muito interessante de se ver é a grande quantidade de ateliers de escultura existentes em Mamalapuram, onde se trabalha a pedra com grande qualidade!
Ali ao lado uma bela praia... que me chamava para um belo banho (Golfo de Bengala).
Nota: Não existem fotos de Pondicherry e Mamalapuram por dificuldades técnicas só resolvidas em Chennai. O Elefante é uma foto tirada no templo de Madurai.

Sem comentários: