sábado, maio 23, 2009

Ventura da Luz (Reflexões)

No topo da coluna do lado direito (a verde) encontra-se uma nova rubrica: "Ventura da Luz (Reflexões)".

Ele próprio faz questão de se apresentar: "Olá! Eu sou o Ventura da Luz". Parece que gosta de reflectir acerca de vários temas, que desde há muito buscavam e necessitavam de encontrar (ou reencontrar) Ventura da Luz para lhes dar expressão...

Para já foram editados dois textos: "Nos olhos do touro - A Tourada Lusa" e "'Lisboa Nova' e a 'Nova Lisboa'".

Adianto que estes textos nasceram num momento algo especial desta peregrinação, por terras da Mãe Índia; o primeiro texto, "Nos olhos do touro", p.e., veio à luz, casualmente, no dia 25 de Abril, o que é caso para dizer que Ventura da Luz não esta assim tão distante de Portugal.

Sempre que Ventura 'se aventure' numa nova edição farei uma pequena introdução a informar, idêntico ao que agora se apresenta.

Nota: Os referidos textos podem ser divulgados. Excepção feita a qualquer divulgação onde estejam interesses comerciais envolvidos.

Comentários e/ou criticas com abordagem positiva são muito bem vindos.

Rui Pereira

Do texto: "'Lisboa nova' e a 'Nova Lisboa'"

"Desde há vários anos que me faz todo o sentido mudar a capital Portuguesa para outro lugar e à medida que os acontecimentos nacionais vão passando na grande tela das nossas vidas, essa primeira ideia encontrada na vastidão do cosmos continua a luzir. Se já não deixou de ler, certamente estará a pensar: “ Mas o que é que este quer agora?” E eu digo que não quero nada; mas como a vida é aquilo que nós queremos fazer dela, eu neste momento quero continuar a escrever. :) Perguntarão: “Mas porquê?”, “Para quê?”, “Para onde?”, “Com quê?”, “ Quem?”, “Quando?”... Será mais alguma daquelas soluções num estilo bem conhecido de um país que se põe frequentemente em bicos de pés para receber umas ‘palmadinhas nas costas’? Porque mudar uma capital com séculos?"

terça-feira, maio 12, 2009

“Fogo Védico” – Homa Terapia

(terapia divulgada no livro "Homa Therapy – Our last chance")

 


Falar de Veda é falar das escrituras mais antigas da Mãe Índia onde se aborda o conhecimento do Divino; contudo os Veda abrangem um leque variadíssimo de assuntos, como p.e., política, saúde (Ayurveda), astronomia... entre outras temáticas. Terá sido revelado por seres de grande realização espiritual (Rishis).

 


É crescente o interesse Ocidental por várias práticas Orientais, como yoga e Ayurveda, numa vertente mais externa, mas também as filosofias que as suportam são alvo crescente de interesse como são os casos do Vedanta e Tantra.

 


Acerca do yoga, com todas as suas valências, destacaria a Kriya Yoga (ou Raja Yoga), onde o mesmo interesse parece ser cada vez mais significativo, por várias razões e que talvez um dia venha a abordar neste espaço.

 


Parte significativa da origem de todo este manancial provem destes Vedas!

 


À medida que o Ocidental vai contactando com estes sistemas e práticas parece reconhecer progressivamente os benefícios de tais abordagens que se aproximam de um equilíbrio e vivências saudáveis, que nos parece ter fugido por entre os dedos. Porém os ensinamentos vão muito mais longe! Mais do que fazer meia dúzia de exercícios, estes textos Védicos indicam várias outras práticas de equilíbrio entre o homem e o ambiente (O homem como parte de um Todo) e acima de tudo veiculam os ensinamentos práticos e filosóficos para que o homem realiza esse ‘Todo’ em si mesmo!!!

 


Trago as ideias acima para enquadrar uma prática Védica, que parece ganhar uma abordagem ainda mais interessante à medida que a mente Ocidental a põe em prática e se despertam as mentes científicas.
Sem que se saiba exactamente com funciona, o uso do fogo, no contexto do ritual Védico, conhecido como Yajnya ou Homa Terapia, tem provado pelos próprios resultados a sua eficácia (segundo o livro), o que inevitavelmente forçam e estimulam a sua aceitação e investigação.
Deixo a tradução da contracapa de um livro que promove de forma entusiasta esta prática, que diga-se é bem simples de ser praticada e em qualquer lugar. As referências aos benefícios são tantos, que o melhor é comprar o livro (por sinal barato) e experimentar até alcançar os resultados.

 


"Cura a atmosfera que ela curar-te-á.
Este é o princípio básico da Homa Terapia.
Homa Terapia provem dos Veda, a mais ancestral sabedoria conhecida pela humanidade.
Homa terapia é a ciência de purificação da atmosfera dada pelos Veda. Homa e Yajnya são sinónimos. A prática da Homa Terapia remove as toxinas da atmosfera e tem um fortíssimo efeito nos humanos, animais e reino vegetal, na realidade, em toda a biosfera. As plantas são a base da alimentação humana. O reino vegetal sofre pesadamente devido à poluição atmosférica. "Comida" produzida em atmosfera onde se realize esta prática é ela própria medicinal, actuando preventiva e curativamente. Este aspecto da Homa Terapia na forma de ‘Cultivo Orgânico Homa’, tal como, ‘Medicina Tradicional’, são também abordados neste livro."

 


Nota final: Segundo o próprio livro, nem Indianos nem Ocidentais sabem concretamente como funciona em termos de reacção das partículas, contudo todo este fenómeno para ter por base as leis da ressonância.
A execução do ritual com a vocalização dos mantras (som), ao nascer e pôr-do-sol parecem anular o efeito da poluição e suas toxinas repondo um ambiente de harmonia, ao ponto de actuar também ao nível dos desequilíbrios e tenções existentes na própria psique humana!

 


Pela sustentação da vida" rui (R.P.) 29 de Abril de 2009

 


Livro:
Homa Therapy – Our last chance"
V.V. Paranjpe
Fivefold Path Publication
Monika Koch
Petergasse 2
D-78345 Moos-Bankholzen / Bodensee
Germany
Tel & Fax: +49 (0) 7732 2830
www.homatherapy.de
www.homa-healing-center.com
www.agnihotra-ash-medicine.com

 


Fivefold Path Mission
40 Ashoknagar
Dhule 424001
Maharastra
India
Tel: 02562-246993
Nota: Por agora deixo estes dois contactos, porem o livro refere outros endereços que podem ser disponibilizados. É só solicitar.

A publicidade e o blogue “naindia”

Durante as duas visitas que faço à Índia publique, entre textos e fotos, mais de 80 ‘postagens’. Funcionando como uma espécie de resumo que faço para mim mesmo é também a pensar na família e amigos que toda esta partilha tem surgido; muitas vezes com o sentimento de quem encontra algo muito importante e não o consegue conter em si, tornando-se numa necessidade ‘urgente’ pô-la acessível a todos aqueles que gostam de ‘viajar’ e neste caso com muitos aspectos ligados à espiritualidade, que é uma dádiva única da Mãe Índia. Na realidade só partilho aquilo que Ela e os filhos desta terra também partilham comigo!
Durante este tempo o blogue foi evoluindo e a partir de determinado momento passou a ter publicidade correlacionada com os vários assuntos que vou abordando. Até ao momento o blogue teve quase 4000 visitas e pouco mais de 60 U.S. foram reunidos nas visitas á dita publicidade, mas que estão nas contas do Google, esperando que a o valor chegue aos 100 U.S. para desbloquear o pagamento!
Estes 100 U.S. parecem fazer muito mais sentido na minha conta do que nas milionárias contas do Google. :)
Contudo, em nenhuma circunstância pretendo pressionar os visitantes deste blogue... Com ou sem dinheiro da publicidade faço intenções de continuar com estas partilhas, porque também novas e interessantes ideias estão na forja... e enquanto houver quem tenha alguma paciência de as ler... :)

Que as inspirações sejam de parte a parte
R.P.