quarta-feira, maio 17, 2006
Kolkata (Est. West Bengal)
Kolkata é a capital do estado de Bengala Ocidental e, durante muito tempo, foi capital do Império Britânico na Índia.
Esta cidade não é muito fácil de definir pelos seus grandes contrastes, que a todo o momento se nos apresentam; tão fácil é ver os eléctricos ou o metro, como os riquexos puxados por pessoas, ou os belos edifícios e palácios da época imperial britânica e as muitas pessoas que dormem nas ruas...
Viver em Kolkata não é nada fácil: a partir de Março as temperaturas começam a tornar-se difíceis, quer de dia (onde no verão rondam os 40C), quer de noite (a temp. não baixa significativamente). Quer isto dizer que andamos sempre suados e como a poluição é significativa, torna-se pouco agradável ficar por aquelas paragens.
Dos locais que visitei posso destacar a Mother House, sede das missionárias da Caridade e onde está o corpo de Madre Teresa, numa sala bem simples. Esta instituição tem varias vertentes de actuação, como apoio a doentes, doentes terminais, doentes mentais, entre outras actividades. Muitas destas actividades são apoiadas por jovens de várias nacionalidades que aqui prestam voluntariado.
Tive oportunidade de conhecer um grupo de espanhóis que estavam a trabalhar na instituição. Foi com este grupo que partilhei algumas das experiências de Kolkata, como ver um espectáculo de dança tradicional de Bengala, ir a um bar (bem europeu), ou receber um abraço de Amma, que estava em “digressão”.
Amma, uma "líder" de um ashram no Kerala e promotora de várias acções de solidariedade, que no final destes encontros abraça todos os participantes, um por um. Inicialmente achei um pouco estranho, mas depois pensei “Quem é que não gosta de um bom abraço?” Acabou por ser um abraço caloroso!... :)
Visitei outras áreas da cidade como o Jardim Botânico, que tem a segunda maior árvore do mundo (banyan), o mercado das flores, ou o museu do estado, onde entre as várias peças destaco as representações de Maitreya - o futuro Buddha, que ainda não nasceu (foto). Um pouco afastado do centro da cidade, em Belur Math, fica a sede Ramakrishna Mission, onde se destaca o espírito ecuménico, que era um dos “ensinamentos” do seu fundador, Ramakrishna. Este espírito é bem visível na própria arquitectura dos edifícios e templos, onde se misturam motivos das diferentes religiões.
Não foi possível conhecer o interior dos templos, pois quando cheguei no final da manha, já estavam fechados (encerram das 11:30 as 16:00). Talvez noutra ocasião.
http://www.sriramakrishna.org/
De resto o que mais importante havia a fazer era encontrar um local mais fresco. Foi o que fizemos (eu e Silva) indo em direcção às montanhas!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário