quinta-feira, julho 20, 2006

NEPAL 5 - Lumbini


(ATENÇÃO: LER POR ORDEM CRESCENTE: NEPAL 1, 2, 3, 4 e 5).


Lumbini é o local do nascimento de Siddhartha Gautama, aquele que viria a ter os atributos de Buddha e chamado de "Buddha". Lumbini fica a sul do Nepal e já próximo da fronteira Indiana.
Maya Devi, a mãe de S. Gautama, terá ido em viagem de Kapilavastu, onde morava, em visita aos seus pais. É em plena viagem que vem a nascer o futuro Buddha. No local existe um pequeno lago, considerado sagrado e onde supostamente Maya Devi se terá lavado. Vestígios vários do primeiro templo dedicado a Maya Devi e o local onde Gautama terá nascido, conhecido como "Marker stone", encontram-se dentro de um edifício de construção recente (Foto).
No redor existem vários vestígios de outros edifícios, como mosteiros, stupas... de várias épocas. Existe um "Pilar de Ashoka", o imperador peregrino que esteve nos locais mais importantes da vida de Buddha.
Como se sabe o budismo foi praticamente esquecido após o séc. V na Índia e Nepal. Muitos destes locais, no Nepal, só recentemente têm sido alvo de pesquisas arqueológicas credíveis como é o caso de Kapilavastu, onde Gautama terá vivido a sua vida palaciana e completamente "afastado das misérias do mundo", por imposição do pai.
Entre vários vestígios, ainda existe uma parte daquele que terá sido o portão que Gautama terá passado quando abandonou o palácio. Hoje só existe uma parte desta arcada que se encontra dobrada na base, reflexo dos séculos e da fragilidade dos tijolos de barro; ou será que se dobraram à grandeza de tão grande ser? (foto)
Em Lumbini estão em construção, num projecto integrado, vários mosteiros e templos que são oriundos dos países onde o budismo tem forte expressão, havendo contudo outras situações como caso dos templos Alemão e Francês. Entre estes templos já construídos destaco o da China e Tailândia.
Fiquei uns dias no mosteiro Coreano que tem em construção um imponente templo de três andares. O local é muito tranquilo e a comida Coreana tem sido uma óptima descoberta. Estive no mosteiro até dia 18 de Julho seguindo em direcção ao Punjab, mas tal será noticiado numa próxima oportunidade.

Tudo de bom para Vós e não se esqueçam de ir vendo (clicando) a publicidade deste blog. :)
Namaste
R.P.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá maninho!
Embora contactemos por outras vias, é aqui no teu blog que temos uma noção mais completa de como estás a viver a tua interessante experiência! É espectacular podermos ver as tuas fotos e ler os teus textos. Deste modo, vivemos também um pouco a tua aventura! Hoje eu e a mãe estivemos a pesquisar sobre o vale de onde chegaste. Vimos fotos muito lindas!!! Tudo a correr bem é o que desejamos. Beijinhos, com muitas saudades!

Anónimo disse...

olá primo! bem estes teus textos e imagens são espetaculares, so para te dizer q tenho curtido bué o que tens posto aqui no teu blog.
E uma boa continuaçâo para ti.

abraço...
namaste!